Terça-feira, 6 de Novembro de 2007

vestígios do passado- sepultura antropomórfica

 

Sepultura Antropomórfica

Vale Queimado- Vilar Formoso

sinto-me:
publicado por aroque às 23:07
link | comentar | favorito
7 comentários:
De forreta a 6 de Novembro de 2007 às 23:21
Onde é o Vale Queimado?
Perto da Quinta do Prado?


De aroque a 9 de Novembro de 2007 às 00:59
Fica um pouco longe, num caminho que vai dar à grejola


De Manuel Norberto Baptista Forte a 7 de Novembro de 2007 às 19:25
Lamento profundamente o abandono que o Património Histórico (riquíssimo) do nosso Concelho está sujeito.
Vilar Formoso terra de meu falecido Pai, está quase irreconhecível, com Património abandonado, prédios esventrados e já "alojamento" (pelo seu aspecto e ... interiores) de marginais, outros alojamentos que espelham bem o seu abandono, em suma desertificação, e esquecimento por quem de direito localmente, que deveria, penso, ter uma palavra a dizer neste marasmo. Mas, CONTINUO A ADORAR VILAR FORMOSO E O NOSSO CONCELHO; por ele e com muita ALMA, vale a pena tentar-se fazer algo, mesmo longe sómente em termos de Kilómetros.
Talvez saibam já, mas desculpem a "repetição"; sabeis que em PIDDAC/2008, no Orçamento de Estado em discussão na A. R., o Concelho de Almeida foi "contemplado" com 20.000€, para Redes Culturais?. Que dirão os Eleitos Locais a esta "coisa" (exiguidade da verba)?.
Um Forte abraço para vós, e boa janta.


De friasvf a 8 de Novembro de 2007 às 11:22
Amigo Manuel Forte, não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, mas tenho tomado nota de vários comentários seus, em diversos blogs de pessoas do concelho, a maior parte das vezes não estou em acordo com o senhor. Normalmente não participo em comentários aos diversos post's, pois guardo as energias para intervenções como eleito local e como dirigente partidário,mas desta vez vou comentar a parte final no relativo ao PIDDAC.
Em primeiro lugar a gestão do país e do concelho não acaba no PIDDAC,passa por um conjunto de mecanismos de gestão: Não é linear afirmar que esta é a única verba para o concelho, como exemplo posso-lhe dizer que no Orçamento do IEP, estará seguramente uma verba destinada a elaboração do projecto de ligação da A25 com a A62, recentemente anuciada em Vilar Formoso. No tocante a outros investimentos , agora mesmo acabo de passar pelo Multiusos de Vilar Formos e li um painel informativo de comparticipação Financeira através do QCA III- POC Medida 1.7 no valor de 931.032, 00 Euros. Sabe por exemplo que a Câmara Municipal de Almeida vai receber em 2008 mais 350.000,00 , aumento de 5%, num total de 7.357.000,00, faz uma pequena ideia dos montantes envolvidos na comparticipação que o Ministério do Tabalho e da solidariedade , transfere para a IPSS do concelho, Centros de Dia e Lares e outras , através de acordãos de acção social aos mais desfavorecidos, são milhões de euros, tem noção dos apoios transferidos através do Ministério da Agricultura, quer como subsidios , quer como incentivos , também são milhões de euros, pena é que não sejam mais, mas neste caso depende dos operadores económicos que tddos devemos incentivar e ajudar.
Muito mais havia para dizer, mas por hoje fico-me por aqui, no entanto como me aprecebi que o senhor é uma pessoa com muito intresse pelo concelho, apesar de por vezes eu notar que a sua ausência, leva-o a fazer comentários com menos sentido, faça uma leitura atenta da evolução das transferências para as Câmaras FEF e para as Juntas de Freguesia FFF , desde o ano de 1995, ano em que o PS , ganhou as eleições, faça uma leitura atenta dos investimentos em PIddac deste periodo, faça uma leitura atenta dos investimentos feitos através dos Fundos Comunitários e chegará á conclusão que não sendo o ideal, são certamente altamente positivos.
Para finalizar e poque não disponho de mais tempo,
se por acaso não notou, eu sou , militante e dirigente do PS- Almeida-Guarda e eleito local no concelho de Almeida e tento desempenhar o melhor que sei e sem medir esforços essas funções.
Espero que um dia destes nos possamos conhecer.
António Frias
Vilar Formoso


De friasvf a 8 de Novembro de 2007 às 12:53
Amigo Norberto, no seguimento do comentário anterior, complemento com mais informação relativa a Programas do Governo para o concelho de Almeida por exemplo:
Programa de Modernização Administrativa, Freguesias, 21 candidaturas aprovadas para o nosso concelho total do investimento 479.591,00 Euros , comparticipação Estado 239.795,50 Euros.
Programa Aquisição de meios de primeira intervenção a incêndios, total de candidaturas aprovadas no país 865, distrito da Guarda 147, concelho de Alemida , 17 Freguesias, mais de 108.000,00 Euros, Programa Conforto Habitacional para idosos , trÊs distritos piloto, Guarda todos os concelhos, Almeida mais de 56.000,00, Programa Equipamentos de utilização Colectiva, total do país 152, Total distrito da Guarda 10, Almeida 3, uma Junta de Freguesia e duas instituições apróximadamente 200.000,00. Creio que só por si são exemplo de que os dirigentes nacionais e locais estão activo e realço que os dois primeiros programas são directamente para as Juntas de Freguesia.Mais, reforço dos incentivos fiscais em sede de IRC,(15%) para a localização de empresas no interior, alguns tentaram desvalorizar porque os montantes envolvidos são poucos, mas esta é uma medida para o futuro e para que os operadores equacionem a sua instalação no interior, exemplo a Empresa que se está a localizar em Vilar Formoso, de certeza que procurará esses incentivos fiscais, mais incentivos à criação de postos de trabalho majorados pela localização no interior.
Também estas são medidas que se julgam uteis para o desenvolvimento do nosso concelho, se me dizer que são poucas, respondo-lhe que alguns de nós nunca nos damos por satisfeitos, pois queremos sempre mais para o nosso concelho e continuaremos atentos, interventivos e não medimos esforços para melhorar e criar condições de vida adequadas para os nossos concidadãos.
A.Frias


De Manuel Norberto Baptista Forte a 9 de Novembro de 2007 às 09:52
Não necessitava tanto esclarecedor empenho, pelo menos para mim; eu até o sei, pode crer no que lhe digo.
O carácter das opções é que ... ...
Repito, sinceramente, um forte abraço e tenha um bom dia.


De Manuel Norberto Baptista Forte a 8 de Novembro de 2007 às 23:01
Boa noite.
Terei todo o gosto um dia que me seja possível, (financeiramente, talvez 2009) deslocar-me mais vezes ao Concelho de Almeida do que das habituais; sim, ao Concelho de que muito gosto; mas não gosto só do Concelho de Almeida, gosto e em especial da forma de estar da sua gente (o que não me espanta), ímpar sem sombra de dúvida.
Tenho o privilégio de embora estar longe só em termos de kilómetros, dizia eu, de ter no "nosso" Concelho muitos Amigos (felizmente), com os quais contacto por esta via, telefone, ou até mais arcaicamente (face ao correr dos tempos) por carta. Pelo Concelho de Almeida tenho efectivamente "...muito interesse..." desinteressado, porque não posso nem devo desiludir as pessoas, e porque desde miúdo e até hoje sempre me trataram bem e tratam; como poderia um ser humano ser tão avesso à reciprocidade (que não é pedida) se fosse como hoje está muito na moda de que, o que é verdade agora podê-lo-à não ser daqui a um bocado, sendo que às vezes sabe-se lá porquê, e para quê?. Terei pois muito prazer e repleto de ALMA desinteressada, de um dia cordialmente quem sabe por exemplo no Café Portugal, ou prefere a uma boa mesa no Velho, na Casa Oliveira, no Lavrador junto ao Cruz. da Junça, no Granitus em Almeida, Malpartida, Nave de Haver, Miuzela (onde fechou, ou vai fechar o Posto da G.N.R.) ou até à porta do Multiusos, ou de uma das Piscinas do nosso Concelho, para reflectirmos sobre um Concelho que nos apaixona, mas que indubitávelmente está a perder cada vez gente, onde pouco se tem feito pelo investimento de molde a criar um desenvolvimento sustentado, onde em suma por exemplo pensássemos no Indice de Dependência que é de 64,6, e o de Indice de Envelhecimento é de 313,4, isto numa População Residente estimada à data de Dez./2006 de ... 7.402 pessoas, quando o Censo/2001 deu como número de População Residente no Concelho de Almeida 8.423 pessoas; não lhe dá também este decréscimo Demografico, que pensar? Mas há "mais" que ficará para o nosso agradável encontro.
Acredite que sei muito bem do que fala em termos de Poder Local, pois já fui Autarca de um Órgão Executivo neste País, saí quando entendi, porque não gosto de "lugares perpétuos"; sei também que a Gestão Autárquica não deverá nunca sob pena de errar, ser um mero exercício de Deve e Haver, e que a informação é fundamental para que as pessoas compreendam e aceitem ou não a via seguida pelos seus Eleitos. "Vejo-a" pouco e sei que é escassa.
Caro Amigo, vou finalizar porque eu também, ainda tenho que fazer algo mais, cooperando com outros que gostam de fazer as coisas ... convictamente.
Amigo, não necessitava afirmar-se militante do P.S.; porquê? Porque, EU aceito a diferença de opinião, e respeito muito a sociedade em que vivo
e a verdade Democrática, espelhada nas teses que se adoptam como sendo (segundo a óptica de cada um) as melhores para uma sociedade melhor; tenho o "defeito" de gostar de questionar o Poder que tendo às vezes alguns meios, não trava determinados indices.
Um forte abraço, saúde e até uma próxima.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
31


.posts recentes

. Feliz Ano Novo

. ...

. Gasóleo e gasolina sobem ...

. ...

. Scuts, Isenções mais 3 me...

. Estudo revela que 30% dos...

. Detido por tráfico de dro...

. Assembleia geral, s c v f...

. convívio benfiquista em v...

. festa de santo antónio em...

.arquivos

. Dezembro 2014

. Dezembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.tags

. todas as tags

.links