Projecto “100 Muralhas” é um projecto que tem como entidade proponente a Caritas Diocesana da Guarda, aprovado pelo Ministério da Educação e autorizado pelas Direcções das quatro Escolas onde o projecto se está a implementar.
Encontra-se em fase de implementação, no corrente ano lectivo (2010/2011), nos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida (Escola de Vilar Formoso), Sabugal e Penamacor, no âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto do 12.º Ano, o Projecto “100 Muralhas”.
Trata-se de um Projecto que tem como entidade proponente a Caritas Diocesana da Guarda, tendo sido aprovado pelo Ministério da Educação e autorizado pelas Direcções das quatro Escolas onde se está a implementar, ou seja, em pleno território raiano.
O grande objectivo do Projecto “100 Muralhas” é contribuir para que os alunos e outros agentes locais, desenvolvam acções sobre a Identidade do território onde habitam e elaborem produtos finais capazes de promover a auto-estima pessoal e social da região raiana em prol do desenvolvimento local.
O nome “100 Muralhas” quer salientar, por um lado, o número de alunos e/ou agentes locais abrangidos pelo Projecto, ou seja, 4 Turmas do 12.º Ano de 4 Escolas, com uma estimativa de 25 alunos e/ou agentes locais envolvidos por escola, perfazendo um total de 100 agentes ou “100 Muralhas” ou 100 pessoas para “defender” a sua Terra e, ao mesmo tempo, “Sem” muralhas ou barreiras para dar a conhecer este território a todo o país e ao mundo, possibilitando o conhecimento das suas inúmeras riquezas e potencialidades, capazes de atrair visitantes e, quiçá, novos residentes.
As escolhas temáticas das turmas das diferentes escolas, respeitando a autonomia da Área de Projecto e a diversidade local, traduziram-se em múltiplos subprojectos, a saber: A Importância da imagem e da moda; As dificuldades das pessoas com deficiência; A importância da cultura da vinha para o desenvolvimento local; Tendências sociais emergentes; Violência nas Relações; Inteligência Emocional; Desporto e Saúde; Fungos e Cogumelos locais; Plantas medicinais; Síndromes Genéticos; Futuro da Humanidade; Sustentabilidade Ambiental; Biologia Divertida; Rotas do Contrabando; Capeia Arraiana; Infoexcluídos; Energias alternativas na Raia; Potencialidades turísticas; Tradições e Costumes da Raia; Infra-estruturas locais; entre outros.
Todas estas temáticas, em virtude dos objectivos da Área de Projecto, com o seu carácter interdisciplinar e transdisciplinar, implicam a elaboração de produtos finais afins, podendo contar com o envolvimento de múltiplos agentes locais. Para a apresentação geral dos produtos finais, prevê-se a realização, em cada Agrupamento de Escolas, durante o próximo mês de Maio, de um ou vários eventos de apresentação dos vários produtos elaborados (exposições, palestras e várias outras actividades sobre as respectivas temáticas). Além disso, está previsto um Encontro Geral final, destinado a todos os envolvidos nas actividades levadas a cabo, ao longo do ano, nas diferentes escolas, a realizar em Vilar Formoso, no dia 28 de Maio. A apresentação dos produtos finais elaborados, pretende ser uma oportunidade de afirmação das potencialidades raianas e do “orgulho raiano” tendo ainda em vista o lançamento de alguns desafios para o (nosso) futuro. Para o efeito, conta-se com o envolvimento activo de entidades como a Caritas Diocesana da Guarda; as Direcções dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal e Penamacor; os Governos Civis da Guarda e de Castelo Branco; as Câmaras Municipais de Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Sabugal e Penamacor; entre outros stakeholders.
http://www.cincoquinas.com/index.php?progoption=news&do=shownew&topic=3&newid=4463
. ...
. Gasóleo e gasolina sobem ...
. ...
. Scuts, Isenções mais 3 me...
. Estudo revela que 30% dos...
. Detido por tráfico de dro...
. Assembleia geral, s c v f...
. convívio benfiquista em v...
. festa de santo antónio em...