As penhas do concelho de Almeida vão tentar bater, no próximo ano, o recorde da maior Sangria de Portugal, que está actualmente nos 600 litros. No último Festival Económico Raiano, realizado no início deste mês em Vilar Formoso, foi feito um teste, em que participaram apenas três penhas, mas a expectativa é grande para bater o recorde e mostrar a qualidade da sangria feita na região, e muito apreciada nas festas da raia durante o verão.
No último Festival Económico Raiano, que decorreu de 9 a 11 de Julho em Vilar Formoso, três penhas participaram no concurso Sangria da Raia, que teve como mote a realização, no próximo ano, da Maior Sangria de Portugal.
A parada está alta, até porque o recorde está nos 600 litros, mas a qualidade da sangria da raia foi comprovada neste último evento, pelo que a motivação é ainda maior.
Paula Sousa, técnica de História da Câmara de Almeida e que participa na organização do Festival Raiano, explicou ao NG a importância de promover a sangria da raia. “Sabemos que a sangria faz parte do património cultural de Vilar Formoso, tal como as penhas fazem parte de um património imaterial que ainda nunca tínhamos abordado no Festival Raiano, e o festival serve para, entre outras coisas, divulgar o património cultural do sítio, pelo que achámos que esta actividade seria uma boa maneira de divulgar este património cultural e as penhas, e de as divulgar, para quem nos visita saber quem são as penhas”, contou.
Depois de confirmada a qualidade da sangria, o objectivo passa agora por dar ainda mais visibilidade ao evento, e realizar a Maior Sangria de Portugal, “para provarmos que sangria tão especial é esta”. “Pretendemos que as pessoas de fora saibam que em Vilar Formoso o património cultural também está nas Penhas e também está na sangria”, afirmou Paula Sousa.
A eleição da melhor sangria, no Festival Económico Raiano, foi votada por um júri constituído por um elemento da Câmara de Almeida, por um elemento de cada tuna que participou no Festival, e por um elemento de cada Penha que participou no concurso. No final, a mais votada foi a sangria realizada pela Penha do Lenço Vermelho.
A Associação Peña Lenço Vermelho, de Vilar Formoso, existe há 10 anos, e o responsável da associação conta que, para além de tudo o que leva uma sangria “a nossa tem um toque especial e mágico, que não posso revelar”.
Por: José Paiva
. ...
. Gasóleo e gasolina sobem ...
. ...
. Scuts, Isenções mais 3 me...
. Estudo revela que 30% dos...
. Detido por tráfico de dro...
. Assembleia geral, s c v f...
. convívio benfiquista em v...
. festa de santo antónio em...